Mobilização pró-veto reúne 78 municípios capixabas
Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet
foto: Nestor Müller/ Secom
A audiência na Câmara de Vitória contou com a presença do governador Paulo Hartung
As câmaras municipais dos 78 municípios capixabas realizaram quarta-feira,dia 30, o 'Dia de mobilização em defesa dos royalties do Espírito Santo'. Em todas elas ocorreram audiências públicas onde foi mostrado um vídeo, preparado pelo Governo, explicando os motivos que levam o Estado a brigar pela divisão do recurso de forma especial para os Estados produtores. O governador Paulo Hartung esteve presente em duas dessas audiências: em Barra de São Francisco e em Vitória.
O governador salientou que este é o momento de toda população se mobilizar na defesa pelo Estado, visto que as emendas apresentadas pelo Senado e pela Câmara Federal tiram direitos constitucionais do Espírito Santo, levando o Estado a perder quase R$ 500 milhões em royalties só neste primeiro ano, caso a emenda seja homologada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O governador destacou que quer a ajuda de todos os capixabas para mobilizar o presidente, que foi convidado por ele a vir ao Espírito Santo na primeira quinzena de julho para participar do início de uma nova produção do pré-sal no Estado.
"Não podemos perder essa briga. Eu convidei o presidente Lula para vir ao Estado na primeira quinzena de julho, pois está começando uma nova produção de pré sal, a segunda produção que deve produzir 40 mil barris dias. Quero trazer o presidente para ver esse clima dos capixabas que querem partilhar essa riqueza do Brasil, mas também quer ter direito a essa riqueza. Tenho certeza que o presidente não vai permitir essa injustiça com os Estados produtores", disse.
A deputada federal Iriny Lopes (PT), que esteve presente na audiência pública, afirmou que o convite já foi entregue ao presidente, mas ainda não há nenhuma confirmação de agenda dele no Espírito Santo.