Fonte : (Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet)
No primeiro discurso como presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elcio Alvares (DEM)se comprometeu em dar prioridade a realização de concurso público, visando a redução no número de servidores comissionados na Casa. De acordo com o parlamentar o quadro de funcionalismo da Assembleia cresceu desordenadamente nos últimos anos, com a entrada de funcionários temporários.
"Um exame preliminar que está sendo feito por nós mostra que os quadros da Assembleia cresceram desordenadamente. Não há um plano de cargos e salários. Vamos continuar examinando, não vamos fazer nada afobados. A verdade dos fatos, mesmo não participando da administração, é que tem muitos cargos. Esses cargos representam uma contribuição necessária ao quadro do Legislativo? Esse é o primeiro desafio da Mesa, fazer esse levantamento", afirmou o presidente.
Elcio Alvares ficará a frente do Legislativo pelos próximos dois anos. Ele preferiu não estipular prazo para início do processo seletivo, todavia, garantiu que a realização do concurso será prioridade. O último processo de contratação foi cancelado no ano passado por suspeita de fraude na realização da prova. O teste do concurso para área de Comunicação Social foi o mesmo aplicado em uma prova anterior, também de concurso público.
O parlamentar prometeu também reformulação no site da Assembleia, incluindo mais informações sobre os relatórios de trabalhos das comissões permanentes e temporárias. Por fim, Elcio Alvares declarou que durante a gestão dele haverá mudança no Regimento Interno da Casa. O deputado adiantou alguns atos que pretende modificar como o número de entrega de comendas e solenidades. Segundo ele, é exagerado e sem necessidade para o Legislativo, que pretende reduzir os custos.
Futebol
Outra mudança que ocorrerá é no plenário, mais exatamente no comportamento parlamentar. Élcio disse que o momento de discussão de projetos, 20 minutos deverão ser utilizados pelos deputados integralmente para relato da proposta. Ele argumentou dizendo que o deputado não pode utilizar esse tempo falando pouco sobre o projeto e utilizando o restante do prazo para discutir no plenário resultados de jogos de futebol.
"A sessão plenária é o momento em que temos para mostrar nosso trabalho para a sociedade. A discussão sobre um projeto é fundamental. O deputado não pode ir ao microfone, utilizar poucos minutos do tempo que tem e depois ficar falando sobre o jogo do Flamengo com os colegas de plenário", afirmou Elcio.
Mesa Diretora
Elcio Alvares foi o primeiro presidente eleito por unanimidade na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A nova Mesa Diretora é composta por Rodrigo Chamoun (PSB), na vice-presidência, e Da Vitória (PDT) como segundo vice-presidente. O primeiro secretário é Marcelo Coelho (PSDB), o segundo secretário é Givaldo Vieira (PT), Dary Pagung (PRP) ocupa da terceira secretaria e Wanildo Sarnáglia (PTdoB) é o quarto secretário.
Representando o Governo do Estado estiveram presentes na solenidade de posse o vice governador Ricardo Ferraço e o chefe da Casa Civil, Sérgio Aboudib. Ferraço afirmou que a escolha por Elcio foi uma demonstração de que com muito diálogo a Assembleia continuará crescendo nesses próximo dois anos. O vice governador se refere a composição da Mesa que tem representantes do DEM, PSDB e PT.
"A eleição dessa Mesa é um sinal muito interessante. A gente vê partidos políticos, que em nível nacional se conflitam, mas que em nível local estão unidos a favor de um projeto comum: o desenvolvimento econômico e social do Estado", destacou Ferraço.
Atendimento ao Público:
Segunda a Sexta-feira das 07h00 às 16h00
Terça Feira às 18h00
Praça Colotário Coelho Gomes Magalhães, s/n°, Centro, Atílio Vivacqua – ES
(28) 3538-1505
ouvidoria@cmav.es.gov.br