Empresas preferem não-fumantes e sem tatuagens
Fonte : (Laila Magesk - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Você está empregado ou desempregado? Busca um estágio? Vai fazer vestibular? Ou você vive se perguntando sobre o que te impede de chegar lá. Muitas dessas perguntas foram respondidas nesta noite durante o 2° Fórum Vest 2009 no auditório da Rede Gazeta por profissionais especializados no assunto.
Final de ano é uma boa oportunidade para procurar empregos temporários e, quem sabe, ser efetivado. O editor do jornal Oportunidades Cursos e Concursos e do Caderno de Empregos de A Gazeta, Cristiano Stefenoni, realizou a primeira palestra da noite. Segundo ele, as pessoas não querem simplesmente ganhar dinheiro, querem realização. E determinadas atitudes fazem a diferença, como possuir qualificação, especialização e experiência. Além de cuidados com a aparência e conhecimento de novas tecnologias.
"O português é o principal idioma que o candidado deve dominar", enfatizou. Cristiano apresentou dados de uma pesquisa recente sobre o perfil do profissional ideal para uma empresa e, as tatuagens, ainda, não são bem aceitas, 30% dos entrevistados preferem candidados sem tatuagens e 50% das empresas preferem contratar não-fumantes para reduzirem os gastos com saúde.
CurrículoComo se comportar em entrevistas e produzir um currículo limpo e objetivo foram os destaques da
palestra apresentada pela psicóloga Karin Alessandra. Veja no vídeo o que deve conter ou não no currículo e como se comportar na hora da entrevista.
O último palestrante, Epifânio Davi de Souza, falou sobre a importância do estágio, oportunidades de estágio no Estado e destacou uma pesquisa que mostrou Vitória como a capital que mais gerou empregos formais no ano de 2007 para jovens com idade entre 19 e 23 anos.
Dicas para o vestibular Passar no vestibular é o começo para buscar especialização e nesta nesta terça-feira (21) sai no Jornal A Gazeta e no Oportunidades Cursos e Concursos o caderno especial com dicas para o vestibular.
Principais dicas para conseguir um emprego ou estágio:- Qualificação: é necessário ter um curso técnico ou superior;
- Especializações: o ideal é avaliar as necessidades de cada pessoa e escolher a melhor opção;
- Experiência: o estágio na área desejada é um bom começo;
- Idiomas: é fundamental o dominar o português antes de qualquer outro idioma;
- Tecnologia: saber mais que o básico em informática;
- Imagem: cuidar da aparência é fundamental;
- Divulgação: possuir cartões de visita, email e telefone;
- Social: use o seu dom para ajudar o outro;
- Comunicação;
- Persistência.
O que deve ter no currículo:- Dados pessoais: e-mail e telefone atualizados;
- Objetivo;
- Síntese de qualificação;
- Formação;
- Idiomas;
- Outros cursos.
O que não colocar no currículo- Documentos de identidade ou CPF
- Idioma estrangeiro básico
- Pretensão salarial somente solicitada.