Saiba quem tem direito a sacar o Pis-Pasep e o FGTS;
sábado, 11 de outubro de 2008

Saiba quem tem direito a sacar o Pis-Pasep e o FGTS

Fonte : G1

Pis-Pasep são duas siglas que causam confusão e fazem o trabalhador esquecer até os seus direitos. Tem dinheiro sobrando nos bancos e que se não for resgatado vai parar de novo nos cofres do governo.

Ao todo, 15,2 milhões de pessoas
podem receber o abono salarial. Quem for trabalhador da iniciativa privada, deve se informar na Caixa Econômica Federal. Servidores públicos podem procurar o Banco do Brasil.

Muita gente esquece que tem esse direito e perde o prazo e também o dinheiro extra que entra na conta só uma vez por ano: R$ 415.

O benefício de um salário mínimo é pago a trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público. Ele é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador. São contribuições pagas, principalmente, pelas empresas.

Nem todos têm direito ao benefício. Pode sacar o abono salarial quem trabalhou, pelo menos, 30 dias no ano passado, com carteira assinada e recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês. O trabalhador tem que estar cadastrado no Pis-Pasep, há no mínimo cinco anos.

Quem tem direito ao abono mas não vai atrás dentro do prazo perde o dinheiro. Só no ano passado, 430 mil trabalhadores deixaram de receber o benefício. Ao todo, R$ 190 milhões não foram sacados. Isso só na iniciativa privada. No serviço público, outros 222 mil servidores não apareceram para receber. O dinheiro que sobra volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e é aplicado em programas do governo.

O gerente de Benefícios Sociais da Caixa Econômica Federal, Ricardo Endo, lembra que o trabalhador precisa manter o endereço atualizado junto ao banco. Se ele tiver direito ao abono e não for buscar, receberá uma carta no fim do ano. "Isso é uma maneira da Caixa e do Ministério do Trabalho notificarem a esse trabalhador que ele ainda tem direito a um salário mínimo esperando por esse trabalhador", explica.

Quem recebe mais do que esse valor por mês tem direito ao rendimento anual das parcelas, depositadas pelo empregador. O dinheiro vem na folha de pagamento ou fica na Caixa Econômica. Existe um telefone para tirar dúvidas: 0800-72601-01.


 

Compartilhe:

 


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Atendimento ao Público:
Segunda a Sexta-feira das 07h00 às 16h00

HORÁRIO DAS SESSÕES PLENÁRIAS

Terça Feira às 18h00

ENDEREÇO

Praça Colotário Coelho Gomes Magalhães, s/n°, Centro, Atílio Vivacqua – ES

TELEFONE

(28) 3538-1505

E-MAIL

ouvidoria@cmav.es.gov.br

Copyright © Câmara Municipal de Atílio Vivacqua. Todos os direitos reservados.

Logo da AlphaTec

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.