INEP divulga gabarito do Enem 2008.
Fonte : (Guido Nunes - Redação Gazeta Rádios e Internet)
Domingo, dia 31/08, mais de 85 mil estudantes realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo entre 13h e 18h. Em um dos maiores locais de exame do Estado, em Vila Velha, a correria dos alunos minutos antes de começar era grande e, diferentemente do que costuma acontecer, ninguém perdeu a prova por chegar atrasado. O tema da Redação deste ano foi a preservação da floresta Amazônica. A Lei Seca também foi lembrada nas questões.
A estudante Bárbara Endlich, de 17 anos, achou a prova complicada. Ela fez o Enem pela primeira vez e sentiu dificuldade em administrar o tempo. "Foi complicado, as questões estavam muito contextualizadas. Estava meio difícil. Também tive difuculdade para administrar o tempo de prova".
O estudante Pedro Paulo Barreto, 17 anos, também achou a prova difícil, mas gostou do tema da redação. "Achei a prova cansativa, com muitas questões envolvendo interpretação de texto. Estava um pouco difícil, mas o tema da redação foi muito bom".
O resultado do Enem é utilizado como critério de seleção em mais de 500 instituições de ensino superior do país, além de ser requisito obrigatório para concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A estudante Lorraine Monteiro, 16 anos, até que chegou cedo para realizar as provas do Enem: meio-dia, uma hora antes do início. No entanto, faltando quinze minutos, ela se deu conta de que havia esquecido o documento de identidade em casa e, por esse motivo, perdeu a prova. Ela disse que para o Vestibular vai se precaver.
"Ainda pensei: 'pôxa, vou chegar lá cedo e vou logo pra sala. Quando vi que não estava com o documento quase chorei. Minha mãe acha que vai falar que eu perdi uma grande oportunidade porque eu estudei bastante. Para o Vestibular agora vou tirar três xerox e colocar tudo dentro da bolsa".
Maratona
Em meio a estudantes apressados, o entregador Cledemilson Ferreira Soares, de 30 anos, vendia canetas e lápis em frente a um dos estabelecimentos - uma modalidade cada vez mais comum nos concursos. O apelo para a venda dos objetos chamava a atenção: pagar a inscrição de uma corrida de rua no dia 14 de setembro.
Atleta por hobbie porque não consegue patrocínio para se dedicar exclusivamente ao esporte, Cledemilson disse que consegue pagar duas inscrições com as vendas nas portas de concurso. "Estou aqui para conseguir um dinheiro extra para participar no Estado de umas provas de corrida de rua. Eu consigo umas duas inscrições, escolho um par de tênis e pago parcelado", disse.
Em todo o país, mais de 4 milhões de estudantes se inscreveram para realizar as provas do Enem. No ano passado, pouco mais de 3,5 milhões se inscreveram para o exame.
Atendimento ao Público:
Segunda a Sexta-feira das 07h00 às 16h00
Terça Feira às 18h00
Praça Colotário Coelho Gomes Magalhães, s/n°, Centro, Atílio Vivacqua – ES
(28) 3538-1505
ouvidoria@cmav.es.gov.br